sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Os Dez Mandamentos de Deus e a polêmica do Sábado


Para entendermos melhor a questão do Sábado, primeiramente, temos que saber qual o significado da palavra Sábado

Em Hebraico - shabāt
Em Latim - sabbatum
Em Português - sábado

Que significa dia de descanso. Sábado = Descanso

Agora temos que entender que na palavra de Deus existem dois descansos.

1 - O DESCANSO (SÁBADO) DE DEUS. A LEI MORAL E ETERNA.

Êxodo 20. 8 - 11
Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.

SÁBADO DOS DEZ MANDAMENTOS DE DEUS "os meus sábados"
Ezequiel 20. 20
E santificai os meus sábados, e servirão de sinal entre mim e vós, para que saibais que eu sou o Senhor vosso Deus.


2 - O DESCANSO (SÁBADO) DE MOISÉS. LEIS CERIMONIAIS QUE MUDAVA A CADA SACERDÓCIO.

Hebreus 7. 12
A lei de Moisés, mudava a cada mudança no sacerdócio; toda vez que mudava o sacerdote, necessariamente eram feitas mudanças na lei.

SÁBADO DA LEI CERIMONIAL DE MOISÉS "os seus sábados"
Oséias 2. 11
E farei cessar todo o seu gozo, as suas festas, as suas luas novas, e os seus sábados, e todas as suas festividades.


Muitas dessas leis cerimoniais de Moisés foram extintas com a vinda de Cristo. Vejam dois exemplos abaixo.

Os sacrifícios de animais "Hebreus 9", e os descansos (sábados) da lei cerimonial de Moisés que eram sombras das coisas futuras "Colossenses 2. 16".


OUTRO FATO INTERESSANTE SOBRE ESTAS LEIS

1 - A LEI DE DEUS, OS DEZ MANDAMENTOS ESCRITOS PELO PRÓPRIO DEDO DE DEUS EM DUAS TÁBUAS DE PEDRA, ERAM POSTAS DENTRO DA ARCA DA ALIANÇA.

AS DUAS TÁBUAS DE PEDRA
II Crônicas 5. 10
Na arca não havia coisa alguma senão as duas tábuas de pedra, que Moisés tinha posto em Horebe, quando o Senhor fez aliança com os filhos de Israel, saindo eles do Egito.

2 - AS LEIS CERIMONIAIS DE MOISÉS ERAM ESCRITAS NUM LIVRO E POSTO DO LADO DE FORA DA ARCA DA ALIANÇA.

O LIVRO DA LEI DE MOISÉS
Deuteronômio 31. 24 - 26
E aconteceu que, acabando Moisés de escrever num livro, todas as palavras desta lei, deu ordem aos levitas, que levavam a arca da aliança do Senhor, dizendo: Tomai este livro da lei, e ponde-o ao lado da arca da aliança do Senhor vosso Deus, para que ali esteja por testemunha contra ti.

Sabemos agora que a palavra Sábado significa descanso, e que existe na lei de Deus um dia de descanso que é o sétimo dia da semana "Êxodo 20. 8 - 11", e que existe também as leis cerimoniais de Moisés escritas num livro contendo regras incluindo dia de descanso, e que estas leis mudavam a cada saída de um sacerdote "Hebreus 7. 12" "Oséias 2. 11".

Bom: Ficou claro que o Sábado de Deus não tem nada a ver com o Sábado da lei cerimonial de Moisés. Mas porque Jesus ensinava e curava nos Sábados de Deus (o sétimo dia), sendo o Sábado um dia de descanso?

Na verdade, o Sábado de Deus, foi criado para lembrar-mos dele como criador e mantenedor de todas as coisas. Se olharmos na bíblia em "Gênesis 1. 26-31", veremos que o homem foi criado no sexto dia, e no sétimo (Sábado) descansou juntamente com Deus. "Imaginem Adão descansando juntamente com o próprio Deus, vendo e ouvindo o criador, e recebendo gratuitamente de Deus tudo aquilo que havia sido criado por ele, e aprendendo os ensinamentos do próprio Deus". O Sábado de Deus existe para, lembrar-mos de que Deus é o único Deus de nossas vidas, e se deixarmos de observar esta regra, estaremos lançando por terra toda a criação assim como Deus. Mas com o passar dos tempos, veio o homem com sua própria autoridade e mudou a regra que o próprio Deus havia criado. É por isso que o quarto mandamento de Deus começa com Lembra-te do dia de Sábado para o santificar. Claro que devemos lembrar-mos de Deus todos os dias de nossa vida, mas o sétimo dia, o Sábado do Senhor, devemos para toda a nossa obra pessoal e descansar-mos em Deus como Adão fez e como está escrito no seu quarto mandamento em "Êxodo 20. 8-11".
Mas disse Jesus em "Mateus 12. 12", que é licito também fazer o bem no Sábado. O Sábado foi feito para o homem descansar em Deus, e não o homem foi feito para ser escravo do Sábado "Marcos 2. 27", os fariseus haviam criado mais de mil e quinhentas regras em cima do Sábado de Deus, colocando um fardo pesado nas costas dos homens, e invalidando o quarto mandamento de Deus.
O apóstolo Paulo em "Romanos 13. 10", disse que o cumprimento da lei é o amor: Hora se amas a Deus, guarda os seus mandamentos como Ele esta pedindo e não por causa das tradições dos homens que invalidam a forma como Deus ordenou que guardássemos o Sábado.

DEUS E O SÁBADO

Se olhar-mos na bíblia, veremos que o próprio Deus descansou no sétimo dia da criação. Quando Deus formou esta terra em Gênesis capítulo 1 e 2, Ele viu que tudo que havia criado era bom, e terminando a sua obra no sétimo dia, descansou, abençoou e santificou este dia para que lembrássemos que Deus é o criador de todas as coisas e o único em que devemos prestar adoração.
O Sábado ficou sendo como um memorial de toda a criação de Deus.

O PRIMEIRO SÁBADO (DESCANSO)

Gênesis 2. 1 - 3
Assim os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados. E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.


Esta mais do que claro que devemos descansar no sétimo dia da semana, o Sábado de Deus. Lembrando: Disse-lhes Jesus: Nem todos que dizem Senhor, Senhor entrará no reino de Deus, somente aqueles que fazem a vontade de Deus que está no céus. "Mateus 7. 21"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares